Cortes nobres, componentes do peso vivo e órgãos viscerais de bovinos mestiços de origem leiteira em condições de pastejo, restrito ou “ad libitum”

Autores

  • Wellington S. de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Antonia S. C. Véras Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcelo de A. Ferreira
  • Wilson M. Dutra Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Dulciene K. B. de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gladston R. de A. Santos Instituto Agronômico de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v2i1a260

Palavras-chave:

pastejo restrito, pastejo à vontade, rendimento de cortes, componentes não-carcaça

Resumo

Este trabalho foi conduzido na Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), na cidade de Itambé, PE, com o objetivo de avaliar o rendimento dos cortes nobres, e o desenvolvimento dos componentes do peso vivo, além de e órgãos viscerais de bovinos mestiços de origem leiteira (5/8 Holandês/Gir) em pastejo de Brachiaria decumbens, Stapf. Utilizaram-se 16 animais com idade e peso médios iniciais de 10 meses e 180 kg, respectivamente. Os animais foram distribuídos em delineamento de blocos casualizados, nos seguintes tratamentos: PAV = pastejo à vontade e PR = pastejo restrito (4 horas/dia). O pastejo irrestrito possibilitou maiores pesos absolutos (PA) (P < 0,05) para os cortes nobres; entretanto os rendimentos dos cortes em relação à carcaça fria, foram semelhantes, assim como os tratamentos (P > 0,05) para os PA’s do baço, coração, rins e língua, porém houve diferença (P < 0,05) para os PA’s do fígado e pulmões e para coração e rins, em relação ao peso de corpo vazio final (%PCVZf). Não foram diferentes (P>0,05) os PA’s, %PVf e %PCVZf, de nenhum dos compartimentos do estômago e intestino delgado; contudo, a gordura interna se manteve significativa (P < 0,05) entre os tratamentos, nas três situações. A restrição ao pasto não causou atrofia do trato gastrintestinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Melo, W. S. de ., Véras, A. S. C., Ferreira, M. de A. ., Dutra Junior, W. M. ., Andrade, D. K. B. de ., & Santos, G. R. de A. . (2022). Cortes nobres, componentes do peso vivo e órgãos viscerais de bovinos mestiços de origem leiteira em condições de pastejo, restrito ou “ad libitum”. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 2(1), 90-97. https://doi.org/10.5039/agraria.v2i1a260

Edição

Seção

Zootecnia