Adaptabilidade e estabilidade da produção de forragem por meio de diferentes metodologias na seleção de clones de Pennisetum spp.

Autores

  • Márcio V. da Cunha Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia
  • Mário de A. Lira Instituto Agronômico de Pernambuco
  • Mércia V. F. dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia
  • José C. B. Dubeux Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia
  • Alexandre C. L. de Mello Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia
  • Erinaldo V. de Freitas Instituto Agronômico de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v8i4a3280

Palavras-chave:

capim-elefante, correlação de Spearman, interação genótipo x ambiente, milheto

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar diferentes metodologias de adaptabilidade e estabilidade e verificar se o uso conjunto dessas metodologias pode fornecer maior confiabilidade na seleção de clones de Pennisetum spp. para a produção de forragem. Foram avaliados oito clones de Pennisetum spp. (Taiwan A-146 2.37, Taiwan A-146 2.27, Taiwan-146 2.114, Merker México MX 6.31, Mott, HV-241, Elefante B e IRI-381). As metodologias utilizadas para o estudo da adaptabilidade e estabilidade foram as de Eberhart e Russel, Wricke e Lin e Binns. O clone HV-241, apesar de apresentar adaptabilidade a ambientes favoráveis, foi o que apresentou menor estabilidade produtiva. Os clones de melhor desempenho foram o Taiwan A-146 2.37 e o Elefante B; no entanto, o primeiro é indicado para ambientes favoráveis e o último a ambientes desfavoráveis. A avaliação de clones de Pennisetum spp. por meio das diferentes metodologias de adaptabilidade e estabilidade da produção de forragem permitiu maior caracterização do desempenho produtivo dos clones e pode fornecer maior segurança à seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Márcio V. da Cunha, Mário de A. Lira, Mércia V. F. dos Santos, José C. B. Dubeux Júnior, Alexandre C. L. de Mello, & Erinaldo V. de Freitas. (2022). Adaptabilidade e estabilidade da produção de forragem por meio de diferentes metodologias na seleção de clones de Pennisetum spp. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 8(4), 681-686. https://doi.org/10.5039/agraria.v8i4a3280

Edição

Seção

Zootecnia