Crescimento, produtividade e nível crítico de fósforo para o quiabeiro em relação à adubação fosfatada

Autores

  • Emídio C. A. de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gilmara P. da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo)
  • Ruthanna I. de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Moacyr Cunha Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mario A. Lira Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fernando J. Freire Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v8i4a3150

Palavras-chave:

Abelmoschus esculentus, Clemson Spineless, fósforo disponível

Resumo

O trabalho objetivou avaliar o crescimento, os atributos de produtividade e o nível crítico de P no solo para o quiabeiro, cultivar Clemson Spineless 80 em relação à fertilização fosfatada de semeadura. A pesquisa foi realizada em condições de campo, na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com seis repetições. Os tratamentos consistiram das doses 0; 8; 16; 32; 65; 130 e 260 kg ha-1 de P2O5. Foram avaliados o crescimento, a produtividade de frutos, o número de frutos por planta e o peso médio de frutos. Ao final do ciclo de crescimento foi determinado, no solo, o nível crítico de P. A altura da planta e o diâmetro do caule se ajustaram ao modelo sigmoide, sendo observada diferença com adubação fosfatada; ao qual se verificou que a aplicação de 130 kg ha-1 de P2O5 proporcionou maior crescimento vegetal com valores de 123,1 cm e 17,7 mm, respectivamente. A adubação fosfatada proporcionou incrementos nos atributos de produtividade sendo constatados, com adição de 130 kg ha-1 de P2O5 , ganhos de 3,44 Mg ha-1 de frutos, 3,33 frutos por planta. A disponibilidade de P no solo aumentou com a adubação fosfatada, o que possibilitou determinar o nível crítico no solo de 79 mg dm-3 de P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Emídio C. A. de Oliveira, Gilmara P. da Silva, Ruthanna I. de Oliveira, Moacyr Cunha Filho, Mario A. Lira Junior, & Fernando J. Freire. (2022). Crescimento, produtividade e nível crítico de fósforo para o quiabeiro em relação à adubação fosfatada. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 8(4), 589-594. https://doi.org/10.5039/agraria.v8i4a3150

Edição

Seção

Agronomia