Inoculação de fungo micorrízico em sementes de dois acessos de mamoeiro para produção de mudas

Autores

  • Bruno F. da T. Lessa Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia)
  • João P. N. de Almeida Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia)
  • Emanoela P. de Paiva Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal, Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical
  • Daniela M. de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Mauro da S. Tosta Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Vander Mendonça Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v8i2a2709

Palavras-chave:

desenvolvimento inicial, dosagens, semeadura

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estudar o desenvolvimento inicial de dois acessos de mamoeiro (Carica papaya L.) inoculando suas sementes com diferentes doses de fungo micorrízico arbuscular (FMA). Sementes de dois acessos (CMF-L52 e CMF-L53) foram inoculadas com o FMA Glomus fasciculatum sob três dosagens (0,0 g; 1,0g e 2,0g para 10,0 g de sementes) e semeadas em bandejas de poliestireno; 30 dias após a semeadura foram analisadas as seguintes variáveis: diâmetro do colo, número de folhas, comprimento e massa seca da parte-aérea, raiz e total. O delineamento foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 16 plantas, em esquema fatorial (2 x 3); os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey. O acesso CMF-L52 apresentou melhor desenvolvimento radicular enquanto o acesso CMF-L53 obteve maior produção de parte aérea. A dose de 1,0 g foi suficiente para promover acréscimos na produção de raízes enquanto para a parte aérea só houve benefícios com a dose de 2,0 g. Conclui-se, então, que as mudas dos dois acessos apresentam divergências no crescimento inicial com benefícios significativos para os dois acessos, quando há inoculação de 2,0 g do fungo para 10,0 g de sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Bruno F. da T. Lessa, João P. N. de Almeida, Emanoela P. de Paiva, Daniela M. de Oliveira, Mauro da S. Tosta, & Vander Mendonça. (2022). Inoculação de fungo micorrízico em sementes de dois acessos de mamoeiro para produção de mudas. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 8(2), 236-240. https://doi.org/10.5039/agraria.v8i2a2709

Edição

Seção

Agronomia