Seleção de nematoides entomopatogênicos visando ao controle da mosca das frutas <i>Ceratitis capitata</i> (Diptera: Tephritidae)

Autores

  • Cristhiane Rohde Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alcides Moino Junior Universidade Federal de Lavras, Departamento de Entomologia
  • Fabiano D. Carvalho Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas René Rachou
  • Marco A. T. da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v7isa2217

Palavras-chave:

controle biológico, mosca-do-mediterrâneo, patogenicidade

Resumo

Nematoides entomopatogênicos são considerados excelentes agentes de controle biológico demonstrando maior potencialidade em insetos-praga de solo e de ambientes crípticos. A mosca das frutas Ceratitis capitata é considerada uma das principais pragas para a fruticultura mundial. Este inseto passa uma fase de sua vida no solo, tornando-se alvo em potencial para esses entomopatógenos. Assim, teve-se como objetivo avaliar a patogenicidade e a virulência de nematoides entomopatogênicos sobre C. capitata. Os bioensaios foram realizados com quatro repetições contendo 10 indivíduos e aplicado 1 mL de suspensão de nematoides com 200 JI/inseto. Os isolados que se apresentaram mais virulentos para larvas de C. capitata foram selecionados e aplicados nas concentrações de 0, 50, 100, 150, 200, 250, 300, 350 e 400 JI/inseto. Verificou-se que todos os isolados foram patogênicos para C. capitata. Os isolados S. carpocapsae ALL e Heterorhabditis sp. RSC01 foram os mais virulentos para a fase larval causando mortalidade superior a 85%. Em relação à fase de pupa os isolados Heterorhabditis sp. PI, Heterorhabditis sp. JPM4, H. bacteriophora HP88, S. feltiae e S. glaseri se destacaram com mortalidade variando entre 35 e 44%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Cristhiane Rohde, Alcides Moino Junior, Fabiano D. Carvalho, & Marco A. T. da Silva. (2022). Seleção de nematoides entomopatogênicos visando ao controle da mosca das frutas <i>Ceratitis capitata</i> (Diptera: Tephritidae). Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 7(suplemento), 797-802. https://doi.org/10.5039/agraria.v7isa2217

Edição

Seção

Agronomia