Crescimento de mudas de cajueiro anão precoce irrigado com efluente doméstico tratado

Autores

  • Lucas R. Costa Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Marcelo T. Gurgel Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Sandra M. C. Alves Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Andygley F. Mota Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Josimar de Azevedo Universidade Federal Rural do Semiárido
  • João P. N. de Almeida Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia)

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v7i3a1562

Palavras-chave:

Anacardium occidentale L., irrigação, nutrição

Resumo

O uso da água de rejeito na agricultura pode ser considerado uma alternativa importante na preservação dos recursos naturais. Com este objetivo foi instalado e conduzido um experimento visando ao aproveitamento de água residuária de origem doméstica na fase de crescimento de mudas de cajueiro anão precoce clone CCP76. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos empregados foram os seguintes: T1 (100% água residual); T2 (75% água residual = AR + 25% água de abastecimento = AA); T3 (50% AR + 50% AA); T4 (25% AR + 75% AA) e T5 (100% de água de abastecimento AA). Quatro avaliações de crescimento foram realizadas a cada 10 dias, após a germinação (DAG) e avaliados os seguintes parâmetros: diâmetro do caule, número de folhas, comprimento da parte aérea e do sistema radicular, massa fresca e seca da parte aérea e do sistema radicular. As variáveis não foram afetadas negativamente, exceto a matéria seca da raiz e área foliar pelo uso da água de rejeito durante o período de estudo, podendo ser uma alternativa para o cultivo de mudas do clone de cajueiro CCP76.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João P. N. de Almeida, Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia)

 

 

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Lucas R. Costa, Marcelo T. Gurgel, Sandra M. C. Alves, Andygley F. Mota, Josimar de Azevedo, & João P. N. de Almeida. (2022). Crescimento de mudas de cajueiro anão precoce irrigado com efluente doméstico tratado. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 7(3), 421-426. https://doi.org/10.5039/agraria.v7i3a1562

Edição

Seção

Agronomia